A reportagem que pesquisei essa semana fala sobre o estresse na atualidade e é bem interessante aprofundar na leitura. Ressaltei alguns trechos bem proveitosos dessa matéria:
- A ocupação da pessoa pode causar stress e stress excessivo causa doenças, afeta a qualidade de vida e reduz a sensação de bem-estar.Muitos consideram que as condições de trabalho atuais sejam inevitáveis e que o stress seja condição usual. Há também o mito de que cada funcionário deve adquirir “o corpo e a mente que sua função lhe dá”. Porém, não se deve aceitar tais mitos. Existe espaço para adaptações empresariais e a possibilidade de se conseguir a “função certa para a pessoa certa”.
- O stress ocupacional deve ser prevenido e tratado dentro das empresas, pois representa uma ameaça não só para a saúde do trabalhador, mas também para as organizações. O estudo do stress na atualidade aponta para a necessidade clara de medidas preventivas de tratamento do stress excessivo, seja no trabalho ou na vida pessoal.
- Em um país em desenvolvimento, como o Brasil, onde o povo foi treinado por anos a não ter iniciativa própria e a esperar que um empregador paternalista tome conta de suas necessidades, há de se compreender que mudanças na aquisição de responsabilidades devam ser promovidas de modo sistemático e contínuo pelas empresas através dos anos. Tal atitude não só promoverá maior produtividade, menor absenteísmo e menores custos médicos, mas também contribuirá para promover uma melhor qualidade de vida na família e no trabalho da sociedade no geral.
Boa tarde Karen, pelo que pude perceber todas as suas postagens estão dentro do tema proposto e de ótima qualidade, continue assim!
ResponderExcluirGustavo Santos, Monitor da Disciplina de Comportamento Organizacional.